sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BREVE HISTORIA

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Walmiki Sampaio de Albuquerque, localizada na Av. Contorno Sul, S/N, Conjunto Industrial, Distrito de Maracanaú-Ceará, foi criada pelo decreto lei de N° 1.676/76 de 31 de janeiro de 2007, da lei orgânica do município pelo então prefeito Dr. Roberto Pessoa, na vigência de seu mandato frente à Prefeitura Municipal de Maracanaú.
A escola tem como objetivo, prestar serviços educacionais público e gratuito, à comunidade do Conjunto Industrial e adjacências. Tem capacidade para atender cerca de 1200 alunos.
Conta com 12 salas de aula, 01 diretoria, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 almoxarifado, 07 banheiros, 01 cantina, 01 estacionamento privativo, 01 pátio coberto e uma excelente área externa, onde futuramente será arborizada e receberá também a construção de uma quadra de esportes.
Para desempenhar sua missão, conta com um quadro de professores e gestores qualificados.
A escola tm como patrono, professor Walmiki Sampaio de Albuquerque que pela 2º vez é homenagiado visto que, no mesmo prédio em que a escola está localizada funcionou por cerca de 21 anos a escola Walmiki Sampaio de Albuquerque pertecente a rede estadual de ensinoe que foi fechada para a comunidade, por motivos não declarados.
Em sua reabertura, já sob o comando da Secretaria Municipal de Mracanaú, recebe, novamentem, o nome do tão ilustre homenagiado.
Quem foi Walmiki? Filho do Desembargador Faustino de Albuquerque e Souza e D. Flora Sampaio de Souza. Nasceu em 22 de agosto de 1912, na cidade de Pacatuba, estado do Ceará.
Formado pela Faculdade de Direito de Fortaleza, obteve o 1º lugar na cátedra de Português no Colégio Militar onde exerceu sua profissão até 1967. Foi Secretário de Educação e Saúde e Diretor do jornal "Diário do Ceará". Prestou relevantes serviços nas áreas de saúde, educação e jornalismo.
Foi ardoroso defensor do meio ambiente com inúmeras publicações na área de prservação ambiental.
Faleceu aos 13 de outubro de 1968 na cidade de Fortaleza.

0 comentários:

 
Subir