quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Inesp fala sobre cidadania com alunos do Conjunto Industrial


O Programa Construção Compartilhada da Cidadania, realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) foi, na manhã desta segunda-feira (23/11), à Escola José de Borba Vasconcelos, no Conjunto Industrial, em Maracanaú. Semanalmente, a iniciativa vai a instituições da rede pública com a presença de um deputado estadual e oferece noções de cidadania a estudantes do ensino médio.

O parlamentar presente a visita de hoje foi o deputado Hermínio Resende (PSL), que falou sobre as atribuições dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, ressaltando também a importância do voto consciente. De acordo com ele, todo voto tem o mesmo valor e todo cidadão deveria tirar seu título de eleitor aos dezesseis anos, idade mínima para votar.

O parlamentar falou sobre os direitos e deveres do eleitor, ressaltando que o voto não tem preço, mas sim conseqüência. “No momento em que você vende seu voto, você não pode exigir nada do candidato. A conscientização do voto é fundamental”, complementou.

Perguntado por uma aluna sobre a maioridade penal e a idade mínima para votar, o deputado disse que é uma incoerência que a Constituição Federal permita que um cidadão escolha seus governantes aos dezesseis anos e não determine que uma pessoa com a mesma idade seja responsabilizada por um crime cometido.

O presidente do Inesp, Antônio Nóbrega Filho, destacou também o papel dos parlamentares, explicando que são eleitos para fiscalizar as ações do Governo “e ajudar a sociedade”.

Nóbrega criticou grupos que estão no poder e quem, por quererem dominar a economia e a política do País, utilizam a mídia em seu favor para afastar os jovens do caminho dos questionamentos e das críticas a seu trabalho. “Se deixarmos correr solto, corre solto mesmo. É preciso despertar a consciência crítica dos jovens para que as coisas aconteçam da forma mais correta possível”, afirmou.

Na ocasião, a estudante Keyla Costa, do 3º ano do ensino médio, foi elogiada e premiada com um troféu por ter ficado, em 2008, ente os alunos com melhores índices no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE).

O diretor da escola, Márcio Roque, agradeceu a visita do Inesp e solicitou a atenção do deputado Hermínio Resende, junto à Assembleia, para que seja solucionado o problema da construção da quadra coberta com a qual a instituição foi contemplada. Márcio explicou que os recursos destinados à obra voltaram porque, como a escola já tem 30 anos de existência, a escritura do terreno onde a quadra seria construída não foi encontrada.

Por fim, os alunos assistiram a uma palestra sobre direitos do consumidor, ministrada pela representante da Procuradoria do Legislativo, Pauline Caula. No dia 07/12, eles visitarão a AL, concluindo a segunda etapa do projeto.
RT/AF

0 comentários:

 
Subir